quinta-feira, 17 de março de 2016

Reutilizando óleo de cozinha usado

É pedido aos alunos durante o bimestre corrente o resto de óleo de cozinha usado que sobra em casa, com isso é guardado todo óleo arrecadado em grandes recipientes. Após, próximo aos dias de término de bimestre os alunos da escola se reúnem para produzirem sabão. Na preparação, os professores é que manipulam os materiais químicos como a soda. Os alunos que já realizam esse procedimento anteriormente é que explicam ao restante da escola como se faz o sabão e a importância de não jogar os restos de óleo pelo ralo, no solo ou na privada, alertando sobre os riscos ambientais que essa atitude provoca. Com isso, é orientado aos demais a armazenar esses resíduos para fins próprios ou até mesmo lucrativos.

Após o sabão feito, cortado e com um toque de elegância, eles são vendidos à comunidade na reunião de pais com um valor mínimo de R$ 1 a 2 reais de acordo com o tamanho, suprindo a quantia gasta com a produção e no final gerando lucro a escola. Confira nossa receita:

Sabão Zamenhof
-5L de óleo de cozinha usado;
-2L de água fervente;
-200ml de amaciante;
-1kg de soda cáustica em escama.
Colocar com cuidado a soda no fundo de um recipiente grande. Em seguida adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Pôr a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte. Fácil não é mesmo?







(Essa última foto foi no finalzinho da venda, foram vendidos todos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário